sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Relacionamento com a Host Family

Uma das coisas que mais me perguntam e, com certeza, um dos maiores medos de qualquer aspirante a Au Pair é o tal relacionamento com a host family. Hoje, beirando os 5 meses, me sinto mais confortável pra falar sobre a minha experiência.

Posso dizer que me sinto abençoada e muito sortuda pela escolha que fiz. Eu não sei dizer se sou 'parte da família', mas garanto que não tenho um relacionamento patrão/empregado. Estou em algo aí nesse meio e bastante satisfeita.
Eu não sou tratada como filha pelos meus hosts. Eles são jovens, nossa diferença de idade é de 8 e 10 anos, seria até ridiculo! haha. Não temos muita intimidade, eles não me perguntam muito sobre minha vida pessoal e eu não chego contando nada também. Quando falamos sobre nossas vidas é algo mais geral, o que estudamos, um pouco sobre a família, contamos casos engraçados, falamos sobre viagens, dividimos planos sobre meu ano por aqui, as vezes falamos sobre saudades, diferenças culturais, enfim... Nada muito intimo, mas nada tão superficial. Eu considero que temos uma convivência muito equilibrada.
Depois de ler tanta história escambroza sobre host families, é claro que cheguei aqui morrendo de medo e confesso que esse medo só foi passar há uns 2 meses. A convivência é ótima desde o começo, mas tinha muito medo da hora que a convivência ia azedar, que eles iam mostrar as 'garrinhas' ou que eu ia surtar de tudo. Sei lá! Por isso agora me sinto mais confortável pra falar deles porque sei que eles não vao mudar, eles são assim e assim serão com a próxima Au Pair também.
Não sou explorada aqui. Já virou moda dizer que nenhuma hf presta e que todas são um bando de exploradoras. A minha não é. Pelo contrário, as vezes fico sem graça porque não tenho muitas obrigações por aqui. Não tenho que fazer a laundry, não tenho que fazer nenhuma tarefa doméstica 'leve'. Por outro lado, meu bom senso não me deixa não fazer nada e eu sempre dou uma organizada aqui, tiros as louças da máquina, dou um help. E faço com gosto, não me custa nada e eu quero ajudar, cooperar. Eu moro aqui, afinal. Felizmente eles nunca folgaram pro meu lado, eles agradecem e fim. Eles são muito certos com as coisas. Desde que cheguei aqui, tudo foi absolutamente do jeito que eles colocaram no contrato. Tudo.
Outra, respeitam meu horário. É claro que acontece do host atrasar uns dias, atrasar muito em outros, coisas que podem acontecer e que na hora pode até me deixar puta [tipo aquela sexta feira que vc já tá louca pra sumir da vista das kids e o host liga avisando que vai atrasar quase 1h e vc quer morrer], são incidentes do dia a dia que a gente tem que aprender a lidar e relevar, principalmente quando a família também é flexível.
Os meus hosts entendem que isso é um intercâmbio, que eu não tô aqui pq preciso do dinheiro pra viver, que não saí do meu país pq amo crianças e queria passar 9h do meu dia com eles. Isso é bullshit e eles sabem. Por isso sempre me dão um help e dicas quanto a cursos, compras, viagens, passeios. Me incentivam muito, aliás. E outra, eu sou adulta, enquanto estiver fazendo meu trabalho direito com as crianças, eles não estão nem aí sobre o que eu faço ou não no meu tempo off. Como eles disseram, contando que eu não faça algo que vá trazer o FBI aqui, eu que me sinta livre pra enjoy do jeito que bem entender.
São pessoas totalmente easygoing, desapegados, mas sempre me ajudaram em tudo que precisei. Tudo. Fosse me levando pros lugares e ligando pra resolver minhas coisas [principalmente no começo que meu inglês era ainda pior!], se oferecem pra tudo, são bem legais, amigos. Nunca fui chamada atenção aqui, nunca vi nenhuma cara feia, nunca ouvi um piu. É claro que não é todos os dias que eles estão mega simpáticos e querem papear. A gente tem que entender que a vida das pessoas aqui não pára só pq chegamos. Eles tem os próprios problemas, enfim. Do mesmo jeito que tem dias que eu tô mais na minha,  que só quero subir pro meu quarto e ficar sussegada.
Por fim, as kids. Sou loucamente apaixonada por elas e já fico triste ao pensar que daqui a alguns meses vou ter que me despedir pra sempre. São lindas, carinhosas, educadas, mas é claro que me estressam várias vezes por dia. Aliás, tem dias que é dificil, que tudo dá errado, que elas aprontam mais que o normal, me testam, desobedecem. Tem dias que eu não quero brincar, que tô mais estressada que o normal, que fico impaciente a toa, nervosa a toa e desconto nelas. Acontece. Mas no geral é muito tranquilo, tenho uma convivência deliciosa. Os amo como se fossem meus irmãos, priminhos ou sei lá, filhos talvez. É impressionante como nos apegamos a essas praguinhas. E é claro que as minhas kids são as mais lindas de todo o programa Au Pair. haha <3

Enfim, sou daquelas que 'se deu bem' na escolha. O que não significa que eu tô sempre levantando a bandeira de 'I love my Hosf family', né? Tem dias aqui que são foda, que eu me estresso, me chateio. Normal! Queria as vezes ser mais próxima deles. Eu ainda sou muito tímida aqui. Ainda tenho vergonha de descer e comer, se eles não me chamarem pra jantar, eu não desço. Besteira, eu sei, mas essa sou eu, haha. Queria ter mais proximidade, mas aí eu lembro que excesso de intimidade também tem um preço, então prefiro continuar como está. Acho que nosso jeito de ser bateu certinho, realmente não posso reclamar não e agradeço a Deus todos os dias por isso. E desejo o mesmo pra todas as meninas que estão por vir também. :)

Bom final de semana. PQ HOJE É SEXTA, BEBÊ!

5 comentários:

  1. Eu concordo. As suas kids sao as mais lindas do programa Au Pair! :p

    ResponderExcluir
  2. Espero encontrar um otima Host familie tbm ! Boa Sorte Lores.. beijinhos :)

    ResponderExcluir
  3. Se eu pudesse, curtiria seu post Monique! xDD

    ResponderExcluir
  4. °_██_*。*./ \ .˛* .˛.*.★* *★ 。*
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. * ˛*
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\ *. ˛*.。˛* ˛. *。
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬ .
    ¯˜"*°•♥•°*"˜¯`´¯˜"*°•♥•°*"˜¯` ´¯˜"*°´¯˜"*°•♥•
    Feliz Natal e Prospero 2012

    http://glitterystar.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga linda, Feliz 2012!! Te conhecer este ano foi um super presente da vida e de 2011, agora nao vou te deixar em paz mais naoooo!

    Adorei seus post e gosto muito da sua familia hhaha vamos trocar por um mes ou dois, ai conheco Boston e vc vai para o meio da montanha! O que acha?
    Mas amiga, fico MUITO feliz que vc esta feliz, de verdade, vc merece toda felicidade do mundo.
    E aproveitando queria agradecer toda sua amizade, seu carinho, seus conselhos e paciencia viu? vc eh uma LINDA! hahahaha
    Se cuida e Feliz 2012 :D

    ResponderExcluir

 
Copyright (c) 2010 Lores, Au Pair and Powered by Blogger.